terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Exercício físico pode prevenir problemas de memória





   A senilidade e a perda gradual de memória com o aumento da idade não devem ser encarados como processos irreversíveis, especialistas em envelhecimento cerebral acreditarem  que embora sejam, de fato, processos naturais, investigadores norte-americanos demonstraram que é possível amenizar os efeitos do envelhecimento e fazer o cérebro envelhecer mais lentamente, desde que se tomem medidas nesse sentido.
  Uma pesquisa recente da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, feita com recurso de técnicas modernas de ressonância magnética, revelou que o exercício físico constante pode, literalmente, fazer o cérebro crescer. 
   Por norma, a partir dos 50 anos, o hipocampo cerebral tende a perder 1% a 2% do seu volume anualmente. Com a atividade física regular, porém, está ao alcance de todos reduzir essa tendência.
  Arthur Kramer, coordenador do estudo, e a sua equipe observaram que, depois de um ano a caminhar três vezes por semana sob supervisão dos cientistas, os participantes tinham uma memória melhor do que no início. Além disso, o volume do hipocampo cresceu 2% durante esse período, o que tornou os seus cérebros cerca de um ou dois anos mais novos.
  Resultados como este fazem os especialistas em envelhecimento cerebral acreditarem  que a demência não é inevitável, mesmo em idades muito avançadas. O truque,é começar a adotar estilos de vida saudáveis o mais cedo possível, de modo a diminuir as hipóteses de pensamentos confusos e memória fraca com o passar dos anos.
   A propósito deste estudo, Majid Fotuhi, neurologista e coordenador do Neurology Institute for Brain Health and Fitness, garante que “a melhor maneira de manter a mente saudável é fazer o mesmo com o corpo”. Segundo Fotuhi, permanecer fisicamente ativo é o elemento mais importante para manter o cérebro jovem durante toda a vida. Além disso, a interação social e o exercício da mente são dois outros componentes indispensáveis com vista à esse objetivo.
   Estímulos cognitivos como o sudoku ou as palavras cruzadas também podem ter  influencia significativa na saúde do cérebro. Porem os especialistas  sugerem  atividades físicas como  ideais para  conseguir se manter com autonomia e independência por longo tempo, a prática de danças por  exemplo, é muito favorável por ser uma atividade que combina exercícios físicos, associados  a socialização, e o desafio mental que envolve a memorização dos passos, também entre as indicações encontram-se as caminhadas e corridas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário