segunda-feira, 25 de junho de 2012

Médicos recomendam jogos e computador para idosos

Especialistas garantem que atividades trazem benefícios para o cérebro e para o corpo
Computadores...
 Videogames e jogos de computador podem ser muito mais do que entretenimento. É o que afirmam especialistas que participaram do 18º Congresso de Geriatria e Gerontologia em maio no Rio.
 De acordo com os profissionais, as tecnologias podem ter papel importante para melhorar a qualidade de vida dos idosos. “Os jogos estimulam ao mesmo tempo a visão, a audição, a motivação, a lógica, a atenção e os movimentos”, enumera o médico e pesquisador da Universidade Aberta da Terceira Idade Virgílio Garcia Moreira.
  De acordo com o especialista, os estímulos eletrônicos fazem com que o cérebro aprenda a formar novas conexões. Isso é importante porque, com o envelhecimento, neurônios morrem. Se o cérebro aprende a usar os neurônios que estão vivos de formas diferentes, os idosos conseguem preservar a memória e as atividades.
“Para uma pessoa movimentar o braço deve fazer ligações com três neurônios. Se o neurônio do meio morre, a pessoa não consegue movimentar o braço. Mas, se ela aprendeu a movimentar o braço usando outros três neurônios, ainda é capaz de realizar o movimento. O videogame ensina a usar outros neurônios”, explica Moreira.
COORDENAÇÃO MOTORA
     Videogames que combinam jogos com
exercícios ajudam a melhorar o desempenho motor. “O idoso pode exercitar diferentes partes do corpo, como dedos, mãos, braços e pernas”.
    Virgílio Garcia Moreira ressalta que o ideal é que esse tipo de exercício seja praticado por idosos saudáveis, a fim de trabalhar a força muscular e o equilíbrio. “Não é qualquer pessoa que pode realizar atividades físicas assim”.
   Ele avisa que é preciso, antes, uma avaliação médica. “Uma pessoa que sofra de osteoporose, por exemplo, tem ossos mais fracos e pode piorar se sofrer uma queda durante um jogo”, alerta.
Pesquisa mostra que games podem reduzir sintomas da depressão
  Os jogos ajudam a diminuir sintomas de doenças como depressão. Pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que videogames que combinam jogos com exercícios podem diminuir em até 50% a depressão subsindrômica em idosos. Isso porque propiciam mais interação com pessoas e novos estímulos.
  Virgílio Garcia Moreira, médico e pesquisador da Universidade Aberta da Terceira Idade, sugere que os netos ensinem seus avós a usarem o computador e a jogarem videogame. “O ideal é tirar esse idoso da frente da TV e colocá-lo em um ambiente em que ele possa pensar criar. Crianças têm papel fundamental nesse aspecto”, ressalta.
É o caso de Tereza Vieira Oliveira, 60 anos. Ela joga videogame com o neto, Pedro, de 8 anos. E se orgulha por conseguir acompanhá-lo nas atividades.
“No início, é complicado. O controle tem muitos botões. Mas depois pego o jeito. Jogamos tênis, pingue-pongue. É uma forma de estar perto dele. E também uso o computador para falar com meus amigos”, conta ela.

2 comentários:

  1. Li esta reportagem,achei importante compartilhar aqui, a indicação médica reforça a idéia e os meus atendimentos, acredito que o idoso deve realizar atividades usando as novas tecnologias como Estímulo Cognitivo, como atividade terapêutica que irá minimizar os processos demenciais.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em participar, porque também sou Terapeuta Ocupacional, fisioterapeuta e especialista em Gerontologia, e muito me interessa esse site tão dedicado com incentivo ao idoso. Parabéns!

    ResponderExcluir