quarta-feira, 18 de julho de 2012

Relato de experiência em estímulo cognitivo


1 Relato de  Experiência:
Ao ministrar aulas na disciplina Gerontogeriatria do curso de Terapia Ocupacional, durante as aulas práticas em um lar para idosos incentivava os alunos a criarem jogos e brinquedos  que tivessem como objetivo estimular a capacidade cognitiva e motora dos idosos atendidos tínhamos como objetivo  prevenir ou retardar os acontecimentos ocasionados pelos processos demenciais comuns na terceira idade.

2 Considerei épico o momento por ser uma oportunidade de postar as criações em um blog da Universidade, e reunir a produção em um livro que ajudasse as pessoas a entenderem a necessidade de realizarem estímulo cognitivo contra as demências.

3  A estratégia de ensino utilizada foi à motivação, para a concretização de um sonho, a publicação de uma produção cientifica.

4  Proposta de reprodução do conteúdo( Um exemplo)
Proposta da Aluna Karoline Faro(UEPA – Terapia Ocupacional)
ASSOCIAÇÃO DE CORES
Dinâmica do jogo:
Usado após os 4 anos de idade, composto por um painel com 5 cores, aberto memorize  as cores, após um minuto, cubra o painel e coloque as cores na ordem visualizada.
Pode  pedir ao participante que descreva as cores que estão no painel, analisando se o jogador as reconhece.
Objetivos:
Estimular atenção e concentração, a memória, a capacidade viso-motora, o reconhecimento de cores e a diferenciação de texturas.
 
    
Referência
ALMEIDA,Sandra Maria Cardoso de. Jogos e Brinquedos: Uma proposta da Terapia Ocupacional com pacientes em declinio cognitivo.Belém:EDUEPA,2011

Brinquedoteca Joana d'arc  in  brinquedotecauepa.blogspot.com/ capturado em 17 de jul,2012.

5 comentários:

  1. Gostei muito da postagem, e realmente é épico quando realizamos algo significativo para nós, quando atinge outros e lhes tras benefícios fica ainda melhor
    parabéns sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,tem sido um momento de grande relevância como profissional, para os familiares e pacientes que tenho atendido, sempre objetivando que o idoso tenha autonomia e independência por longo tempo.Tenho a confirmação deste trabalho na prática(medicamento e atividade)eu indico.

      Excluir
  2. Dra,

    gostaria de adquirir material a respeito de atividades para serem realizadas com idosos pois que tenho pessoas na familia e nao sabemos muito bem quais atividades se encaixariam mais. Meu email é franco.a.catena@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Necessito de maiores detalhes para lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Sou terapeuta ocupacional trabalho em geriatrias com os idosos, já fiz vários exercícios desses q estão aqui, mas gostaria de mais sugestões pois os idosos com quem trabalho gostam de variar as atividades.Se você puder me ajudar agradeceria muito. obrigada. meu email é:renygobe@hotmail.com Desculpe ñ falei meu nome Reny Becker

    ResponderExcluir