sábado, 11 de agosto de 2012

Estudo de caso através da metodologia PBL


Planejamento e elaboração de material didático impresso para EAD
Aluna: Sandra Maria Cardoso de Almeida 

Tema: Demência

Modelo de Atividade:

Estudo de caso através da metodologia PBL




Problema 01: Como anda a sua memória?
Dona Júlia, idosa de 65 anos, viuva, moradora de um Lar de idosos, foi encaminhada pela Terapeuta Ocupacional da instituição ao geriatra por perceber que a paciente estava apresentando há 6 meses história  de esquecimento, repetição de fatos cotidianos e sonolência. Durante o exame físico foram observados alguns sinais como pele sêca, palidez cutanea, cabelos quebradiços, e deficit cognitivo.O Médico geriatra  encaminhou-a ao endocrinologista por estar suspeitando de hipotiroidismo.

Objetivos à serem alcançados pelo aluno
  1. Estimular o raciocinio clínico 
  2. Discutir os agravos inerentes ao envelhecimento e as políticas públicas que favorecem o atendimento ao idoso.
Atividade
  • A Metodologia
   O PBL( Problem Based Learning), ou seja, a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, é uma nova visão para o ensino superior no Brasil, faz parte das metodologias ativas propostas pelo MEC como metodologia de estudo, é uma estartégia didático/pedagógico centrado no aluno. Tem sido aplicada em algumas escolas nos últimos 30 anos, e trata-se de um método de eficiência comprovada por inumeras pesquisas no campo da psicopedagogia, e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Não se trata apenas de um método experimental.
     O presente estudo busca repassar conteúdos através da metodologia da Problematização. O problema é o elemento centrado em um currículo PBL, é proposto para o desenvolvimento  dos estudos sobre um tema especifico do curriculo. Este tema é parte de um módulo temático. O Objetivo de um problema é suscitar uma discussão produtiva do grupo de alunos. Ao final da discussão os alunos devem permitir o aprofundamento de seus conhecimentos sobre o tema gerador do problema.

Temas à serem estudados.
  1. Envelhecimento Fisiológico e Patológico
  2. Doenças e agravos inerentes ao envelhecimento
  3. Corporeidade e memória
Dinâmica de Estudo

Diante do caso descrito acima  o aluno deverá entar  no forum sobre Demências, e discutir com os colegas a problemática baseada nas tarjetas referentes ao tema e nas perguntas baixo enumeradas.
  1. Quais os sinais e sintomas mais presentes nos processos demenciais ?
  2. Que Programas existem em favor do idoso?
  3. Que medidas devem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida do idoso.

Participem do fórum, ele contribuirá na construção do conhecimento da temática discutida. Elabore um comentário sua opinião é importante

Um comentário:

  1. Procurei exemplificar a metodologia PBL, adotada nos currículos universitários, tento descrever uma aula, para que os visitantes tenham noção de como os alunos são estimulados a manterem o raciocínio clínico necessário ao estudo dos casos que terão como atendimento durante as aulas práticas, ou ao logondo de sua vida profissional.

    ResponderExcluir