domingo, 22 de dezembro de 2013

Atores aos 80 anos – Portugal





Um exemplo à ser seguido por idosos, atividade de teatro promove estimulo cognitivo no momento em que a pessoa tem que decorar o texto ou criar o texto a ser dito na hora da fala, é um momento que estimula-se a memória, percebe-se a criatividade,observa-se a expressão corporal, atenção concentração,  estimula-se a capacidade motora global ao gesticular, andar, se movimentar. Há um  aumento da auto-estima, trabalha-se a socialização e pode ser revertido em renda  econômica. Parabéns ao grupo, precisamos de exemplos, como é referido no final do texto " Nunca é tarde para ser feliz".
Sandra Almeida


Talentos da Maturidade é um grupo de teatro criado por idosos dos centros de convívio da Graciosa.
A primeira peça foi encenada em pouco mais de 2 semanas, com as imperfeições próprias da idade dos atores, entre os 60 e os 80 anos, que nunca tinham pisado um palco. Alguns só tinham feito teatro na escola, mas outros nem escola tiveram.
O trabalho de estreia tem por titulo “Os Sete Pecados Capitais na Violência Doméstica com Idosos”. Nesta peça em dois atos um casal jovem faz uma viagem com a fortuna de duas tias idosas, que a internam num lar da terceira idade.
Com esta iniciativa os idosos estão ocupados e, enquanto se divertem, vão transmitindo uma importante mensagem ao público.
O grupo Talentos da Maturidade estreou-se nas comemorações do Dia Internacional do Idoso e repetiu a apresentação no passado fim de semana.
É uma iniciativa do projeto “envelhecer com dignidade”, que mantém ativos os idosos graciosenses, em parceria com o Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha Graciosa e a colaboração de outras instituições locais.
O teatro descobriu talentos escondidos na Graciosa, onde a 3ª idade dá o exemplo às novas gerações.
Afinal nunca é tarde para uma vida feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário