quarta-feira, 1 de maio de 2013

Videogame promove envelhecimento mais saudável.


http://coisadevelho.com.br/wp-content/uploads/2012/04/idoso-video-game.jpg

      Ai está uma boa atividade, além de ser um momento de interação, trabalha a relação inter-geracional, a auto-estima, o estimulo cognitivo e motor, entre outros aspectos relevantes que irão contribuir num envelhecimento saudável. Aproveite para montar atividades recreacionais entre os avós e os netos, vai melhorar os relacionamentos, a socialização, e ajuda na qualidade de vida, segundo a pesquisa melhora a auto-estima e a auto-imagem dos participantes principalmente idosos.
Sandra Almeida

     O videogame vem se mostrando uma ferramenta valiosa para promover um envelhecimento mais sadio. Isso porque o hábito fornece estimulação cognitiva, é fonte de interação social, de exercício e de diversão.
     Com isso, os idosos conseguem preencher mais suas vidas e serem mais independentes, de acordo com dois artigos publicados na revista bimestral “Games for Health Journal”.
    “Os idosos muitas vezes abandonam suas atividades ao longo da vida em troca de uma segurança e de um padrão imposto de velhice. (…) Mas os videogames oferecerem uma fuga da rotina. Todos estes benefícios podem melhorar o bem-estar de adultos idosos”, afirma Bill Ferguson, o autor de um dos estudos.
    As pesquisas ainda identificaram outros fatores que motivam o interesse dos idosos pelo jogo, além do aspecto social da experiência: o desafio que ela apresenta, a combinação de atividade cognitiva e física, e da possibilidade de obter capacidades específicas, como ganhar o jogo, por exemplo.
   “Videogames oferecem uma boa alternativa às formas tradicionais de exercícios aeróbicos”, de acordo com a pesquisa, realizada em conjunto com a Universidade de Colônia, na Alemanha.
    Depois de analisar idosos que passaram a jogas videogame com regularidade, a pesquisa concluiu que os jogos digitais foram importantes na mudança de comportamento, e os motivaram a cuidarem mais de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário