Encontrei este artigo que reforça a importância do estímulo cognitivo na luta contra as demências.Importante sua leitura para reforçar a necessidade de darmos maior atenção a qualidade de vida do idoso para que o mesmo tenha autonomia e independência por longo tempo.
Sandra Almeida
Partindo
da compreensão de que a qualidade de vida na Terceira Idade está relacionada
com o bem estar biopsicossocial do idoso, o Terapeuta Ocupacional atua no
sentido de promover ações que visam à estimulação da memória para que possam
contribuir na promoção da saúde cognitiva.
O projeto
é desenvolvido semanalmente por meio de: vivências de grupo, exercícios
cognitivos (relaxamento, jogos diversos, história de vida dos idosos, contação
de casos, documentários, vídeos e outros); oferecendo material informativo onde
o idoso seja realmente um protagonista social.
Sabe-se
que as falhas da memória são episódios que podem acometer o ser humano em
qualquer idade, embora seja uma queixa muito freqüente entre os idosos. Esta
realidade justifica o fato de que durante o processo de envelhecimento ocorrem
mudanças que interferem na qualidade do funcionamento da memória,
destacando-se: perdas fisiológicas; diminuição da capacidade de concentração,
atenção, aprendizado e processamento das informações.
A perda
da memória provocada pelo avanço da idade ocorre em parte, por uma adaptação do
cérebro à nova condição de vida iniciada na terceira idade. As células
relacionadas às atividades menos utilizadas seriam desativadas para concentrar
esforços em áreas mais necessárias ao novo modo de vida. Além disso,
relaciona-se de modo estreito ao desempenho de atividades de vida diária, tendo
importância também na funcionalidade ou desempenho funcional do indivíduo;
também a memória apresenta-se intimamente ligada à identidade deste indivíduo,
pois armazena sua história de vida, seus momentos especiais e vivências, sendo
seu prejuízo algo que afeta diretamente a auto-estima e, portanto, a qualidade
de vida do idoso.
O que
geralmente acontece é que, ao se aposentar, o indivíduo não é mais requisitado
a utilizar a sua memória recente, conhecida como memória de trabalho e que se
refere aos fatos do cotidiano. Sem se submeter à correria do dia-a-dia, que
exigem a realização de muitas tarefas, essa função é praticamente descartada
pelo cérebro. Ele, então, dá prioridade a outro tipo de memória, a remota, que
o remete a lembrança do passando distante.
É
importante ressaltar que processo de aprendizagem não se interrompe na velhice!
Aprender uma nova atividade e estimular o raciocínio por meio de jogos, por
exemplo, é uma excelente atividade para o cérebro. Nesse sentido, o “Projeto
Gognição” possibilita a manutenção dos papéis sociais, do exercício de
cidadania e da autonomia, contribuindo para a promoção de um envelhecimento
ativo e saudável.
A Secretaria de Assistência Social no âmbito da
Proteção Social Básica possui um Serviço específico a pessoa idosa, chamado
Centro de Convivência do Idoso – CCI.
O CCI possui na sua equipe técnica o profissional
de TERAPIA OCUPACIONAL que realiza um projeto denominado “Projeto Cognição”.
9 março 2012
Dra. Beatriz Macali Souza
Terapeuta Ocupacional
Especialista em Gerontologia
CREFITO 10/4079
Dra. Almerize Verônica Leite
Terapeuta Ocupacional
Especialista em Psicopedagogia
CREFITO 10/4174
Dra. Cibeli de Andrade Engler
Terapeuta Ocupacional
Especialista em Gerontologia
Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso
CREFITO 10/4465
Joinville, maio de 2010
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