domingo, 29 de dezembro de 2013

Intervenções Clínicas em Envelhecimento



Neste artigo os autores Sanchez & McGough - Physical exercise and cognitive performance in the elderly: current perspectives, fizeram uma revisão sobre os efeitos dos exercícios físicos em idosos e sua ação sobre a cognição. O artigo é de livre acesso em . Clinical Interventions in Aging 2014:9 51–62



No envelhecimento da população com o aumento da incidência de demência e comprometimento cognitivo , estratégias são necessárias para reduzir o declínio relacionado à idade e reduzir a deterioração cognitiva relacionada com a doença em adultos mais velhos .      
Exercício físico que tem como alvo os fatores de risco modificáveis ​​e mecanismos neuroprotetores pode reduzir quedas no desempenho cognitivo atribuídos ao processo de envelhecimento normal, e proteger contra as alterações relacionadas a doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e outros tipos de demência . O papel do exercício em neuroproteção e desempenho cognitivo , é fornecer informações relacionadas com a implementação de programas de exercícios físicos para idosos.
Evidências de ambos os estudos em animais e humanos apoia o papel do exercício físico na modificação metabólica , estrutural, e as dimensões funcionais do cérebro e preservar o desempenho cognitivo em idosos. Os resultados dos estudos observacionais apoia um relacionamento neuroprotetor dose-dependente entre o exercício físico e desempenho cognitivo em adultos mais velhos.
Apesar de alguns ensaios clínicos de intervenções  a realização de exercício como atividade demonstrar efeitos positivo no desempenho. Apesar de serem necessárias mais pesquisas , as intervenções de exercícios físicos que visam melhorar a saúde do cérebro , através de mecanismos neuroprotetores mostram a necessidade de preservar o desempenho cognitivo .
Programas de atividades com o uso de exercícios estruturados, individualizados , com maior intensidade , e duração mais longa , são formas de estimulo cognitivo que prometem estimular multicomponentes para preservar o desempenho da cognição em idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário