terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dicas para ajudar uma pessoa com Alzheimer




Ana Leite: ditora-chefe do Reab.me. Terapeuta Ocupacional (UFPE). Especialista em Tecnologia Assistiva (UNICAP). Mestre em Design e Ergonomia (UFPE). Consultora em Tecnologia para Reabilitação.

http://www.aplaceformom.com/blog/5-tips-for-helping-people-with-alzheimers-during-an-emergency/

Ao cuidar de pessoas com Alzheimer é importante ser precavido em uma série de assuntos diferentes, dentre eles, estar preparado para uma situação de emergência onde a pessoa precise ser levada às pressas para um hospital. Pensando nisso, pesquisamos algumas dicas que podem ser úteis para familiares e cuidadores.
                                                                                                
1 . Tenha tudo anotado!!!
Escreva uma lista de emergência e a mantenha em um local fácil de lembrar. Se a pessoa com Alzheimer não more com você, mostre e oriente o cuidador, onde está a lista. A familiaridade nesses casos é fundamental!
A lista deve conter o número de pessoas que se deve ligar em casos de emergência. Lembre-se que a lista deve conter o número dos bombeiros, do hospital e do médico. Afinal,ao ligar para os filhos quando é necessário chamar uma ambulância, perde-se tempo. Dependendo do caso, também pode se deixar uma lista de medicamentos, com as quantidades  a serem administradas e o horário das medicações.

2 . Mantenha a calma!!!
Para obter os melhores resultados na hora de se comunicar com alguém com a doença de Alzheimer durante uma emergência, mantenha a calma e tente não aparecer desesperado. Muitas vezes o paciente com Alzheimer não entende o que está sendo dito, mas percebe a situação e, assim, a tensão pode aumentar. Neste sentido, não fale diretamente sobre o que está acontecendo porque ele pode reagir e resistir a uma situação ou a pessoas que não são familiares.

3 . Tenha atitudes positivas
Quando se trata de manter a calma e ter uma atitude positiva, esteja preparado para usar todos os recursos que sabe: ajudar a pessoa a imaginar algo prazeroso, como pensar em um membro da família favorito ou uma atividade. Em seguida, use dessa “visão” como um motivo para sair de casa. Por exemplo, se o cliente tem um neto, você pode dizer: “Precisamos ir ver seu neto. Vamos”.
Outra forma de aumentar a capacidade de alguém com a doença de Alzheimer nessas situações é se concentrar em como ele pode ajudar você, ao invés do contrário.

4 . Concentre-se na pessoa e nos sentimentos dela
Reúna os itens que precisa para sair,  fora da vista dele. Se precisar, volte mais tarde ou peça a um amigo ou vizinho para ajudar. Alguns itens importantes para reunir : cópias de documentos importantes, cartão do plano de saúde, livro com nomes, endereços e telefones úteis, roupas que a pessoa gosta,  itens favoritos que ele pode sentir falta e ajudar a acalmá-lo, como uma xícara de café ou fotos, um cobertor favorito ou qualquer objeto de valor emocional.

5 . Seja paciente
            Não se surpreenda se o paciente repetir informações sobre o que está sentindo ou uma história sem nexo. Se ele lhe pede para explicar a situação  várias vezes, especialmente se ele não se lembra o que você já disse, seja paciente. Ele está sentindo que tem algo errado, e essa é a única forma que ele consegue se expressar. É sempre possível que ele não queira sair de casa. Nesses casos, esteja preparado para as possibilidades que você pode ter que realizar para ajudá-lo.



             
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário