Essa massinha, diferente das massas convencionais, oferece
elasticidade e resistência ao movimento, fortalecendo os músculos da mão
e desenvolvendo a coordenação e a destreza necessárias para a
realização de atividades.
Olá a todos, não estou fazendo propaganda da massa de modelar, porem achei a atividade importante para ser realizada também com idosos que necessitam de uma maior amplitude de movimento com as mãos, para efetuar a capacidade motora fina, e assim melhorar a realização das AVDs(Atividades de Vida Diária).
Sandra Almeida Massa elástica aplicada a exercícios de fortalecimento muscular de mãos e dedos
em Terapia Ocupacional
Tags:dedos, exercícios, fortalecimento, massa elástica, massinha, mãos, terapia ocupacional
É muito comum chegar ao serviço de Terapia Ocupacional pacientes
com fraqueza muscular nas mãos com causas diversas, como sequelas
neurológicas. A fraqueza nas mãos e dedos compromete a destreza, a
coordenação motora e, consequentemente, todas as Atividades de Vida
Diária e de Vida Prática. Precisamos desses componentes de desempenho
para conseguirmos utilizar talheres na alimentação, passar um fio dental
na higiene bucal, abotoar uma camisa ou fechar um zíper no vestuário,
entre várias outras atividades.
Existem vários recursos e equipamentos que podem ser utilizados para fortalecer essa musculatura. Uma alternativa muito interessante e que possibilita o exercício tanto de flexão quanto de extensão é a massa elástica, que pode ser facilmente encontrada em lojas de brinquedos.Segue algumas ideias de exercícios para fortalecimento:
Existem vários recursos e equipamentos que podem ser utilizados para fortalecer essa musculatura. Uma alternativa muito interessante e que possibilita o exercício tanto de flexão quanto de extensão é a massa elástica, que pode ser facilmente encontrada em lojas de brinquedos.Segue algumas ideias de exercícios para fortalecimento:
Com a massa em formato de bola na palma da mão, oriente o paciente a flexionar os dedos, apertando a massa até que a ponta de todos os dedos encontrem a palma da mão através desta:
2-) Extensão dos dedos
Posicione a massa bem espalhada na superfície da mesa e oriente o paciente a pressioná-la de forma que force a abertura da mão:
3-) Flexão do polegar
Com a massa em formato de bola na palma da mão, oriente o paciente a flexionar o polegar, apertando a massa até que a ponta do polegar encontre a palma da mão através da massa:
4-) Flexão individual dos dedos
Com a massa em formato de bola, oriente o paciente a apertá-la, segurando-a entre o polegar e cada um dos dedos , até que os dedos se encontrem através da massa:
5-) Extensão individual dos dedos
Oriente o paciente a juntar, individualmente, cada dedo com o polegar, e forme com a massa um anel em torno dos dedos juntos. Peça para o paciente separar os dedos:
6-) Adução individual dos dedos
Posicione a massa em forma de bola entre cada um dos dedos adjacentes, orientando o paciente a apertá-la:
7-) Abdução individual dos dedos
Oriente o paciente a juntar os dedos adjacentes e posicione a massa como um anel em torno dos dois dedos. Peça ao paciente que separe os dedos:
gostei muito do seu post, souu educadora social aqui em Sergipe e trabalho com idosos , vou aplicar essa atividade no meu trabalho!
ResponderExcluirObrigada pela visita, no meu blog sobre inclusão temos muitas atividades que poderão ajuda-la, as atividades postadas estão com analise terapêutica, visite em http://sandratutpa.blogspot.com.br
ResponderExcluirLa Tourette: Conheça uma criança para não discriminar