domingo, 21 de abril de 2013

Atividades que melhoram a função cerebral



Atividades Sociais

        Muita gente encara a senilidade e a perda gradual de memória como processos irreversíveis e naturais do ser humano. Mas você pode tomar algumas medidas, desde jovem, para evitar que a velhice traga esses problemas com tanta intensidade. O cérebro pode envelhecer mais lentamente se você souber o que fazer.
       Muitas pessoas que atingem a casa dos 60 anos passam a temer o mal de Alzheimer. Sendo uma doença de raízes genéticas, pode ser evitada dependendo do seu DNA. Mas a maior parte dos casos de demência que atingem a terceira idade tem muito pouco ou nada a ver com genética: são consequências diretas de certos hábitos de vida.
       Nas últimas décadas, criou-se a ideia de que a receita para manter seu cérebro “jovem” é fazer atividades mentais como sudoku e palavras cruzadas, que também são estímulos cognitivos importantes contra as demências.
        O Neurologista americano  Dr. Fotuhi, garante que uma das maneira de manter a mente saudável é fazer o mesmo com o corpo. Manter-se em forma é o primeiro passo para garantir a longevidade cerebral. Ao lado disso, como explica o médico, é importante manter-se socialmente ativo, interagindo com outros grupos de pessoas.  pratica dança de salão desde a juventude, e recomenda a  dança como como uma das melhores atividades para manter-se bem física  e mentalmente.
      Uma recente descoberta, feita com o que há de melhor no campo da ressonância magnética, revelou que o exercício constante pode literalmente fazer o cérebro crescer. O hipocampo cerebral geralmente começa a perder entre 1% e 2% de seu volume por ano a partir dos 50 anos. Mas as atividades físicas e mentais regularmente reduzem sensivelmente esse encolhimento.
      Uma pesquisa da Universidade de Illinois (EUA) comprovou isso, em um estudo com 120 adultos. Depois de um ano se exercitando sob supervisão dos cientistas, os participante tiveram em média aumento de 2% do volume do hipocampo.
         Os cientistas enfatizam, no entanto, que não é recomendável só começar a se preocupar com isso quando você atingir a idade onde o ser humano está sujeito à demência. Quanto mais jovem você começar a realizar estímulos cognitivos e motores, com atividades sociais, relaxamento, melhorando a qualidade de vida, melhores serão os resultados no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário