quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A comunicação com pessoas idosas



Cuidar de Idosos

 


 A fotografia tirei de Aldeias de Portugal, foto de Sergio Cortinhas, achei linda, assim deveria ser o semblante de cada idoso ou idosa, feliz, alegre, contente com a vida, embora com o pensamento no passado, envelhecer faz parte da vida, é um ciclo que todos deveriam passar, são pessoas cheias de experiências que muito tem a contribuir numa relação intergeracional. O conteúdo que relata como devemos nos comunicar com idosos faz parte do facebook "Cuidar de idosos", quero chamar a atenção para alguns aspectos que irão contribuir no relacionamento do cuidador, dos profissionais, alunos entre outros que necessitam manter uma relação com o idoso, fator de grande relevância, no convívio e no tratamento.
Sandra Almeida

VAMOS NOS COMUNICAR MELHOR COM AS PESSOAS IDOSAS COM MAIOR  DEPENDÊNCIA


Dicas fáceis e muito úteis:

•Trate  o idoso com respeito e chamando-lhe pelo nome. EvitE expressões como “VOVÔ”, “MINHA CRIANÇA”, “COITADINHO”, “PACIENTE DO LEITO X”, “AQUELE QUE TEM ALZHEIMER”, etc.


•Lembre que o nome é seu maior patrimônio, é a sua marca registrada num mundo cheio de Josés e Marias. NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU PRÓPRIO NOME. QUANDO ALGUÉM FALA SEU NOME, ISTO É MÚSICA PARA SEUS OUVIDOS!


•Mostre-se calmo, flexivel.


•Não tenha pressa para falar e não fique com pressa de ouvir o que o idoso quer falar.


•Procure guiar a conversa, ajude o idoso a se comunicar.


•Procure escutar, não é só a palavra que tem importância, gestos, a carga emotiva da voz, o conteúdo do que se fala e a representação do que se fala (verdade/mentira).


•Esteja sempre olhando para o idoso, quando falar com ele. Perceba se ele está olhando para você e entendendo o que se está dizendo.


•Evite mostrar-se com raiva ou chateado com o idoso. O olhar de tranqüilidade e bondade, o olhar de carinho e de bom humor contagia qualquer pessoa. Imagine praticando isto com o idoso que é seu cliente ou que é seu familiar!

•Numa conversa, nunca discuta ou tente convencê-lo. Geralmente, quando isto acontece, a conversa fica áspera, complexa e de difícil entendimento pelo idoso.

Deve-se falar claro e lentamente, sem elevar muito a voz. Se for necessário, podem-se repetir palavras que tenham o mesmo sentido. Exemplo:  vamos tomar banho ?

•Ao dizer nomes, dê uma orientação: “Maria, sua filha.”, “João, seu vizinho.”

•Comunicar com frases curtas e simples, enfocando somente uma ideia ou opinião de cada vez,no momento de falar torne-se compreensivo.

•Dê tempo para o idoso entender o que lhe foi dito.

•Para pessoas idosas com Alzheimer, quando fizer uma pergunta, uma escolha, nunca dê muitas opções. Exemplo “Mamãe, a senhora prefere a saia azul ou a marrom”?


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