quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Relógio da vida: Uma idéia de estimulação cognitiva






Relógio da Vida

Contém:
1-    Tabuleiro em forma de relógio com números
2-     Setas de tamanhos diferentes  e um circulo pequeno
1-    Suporte opcional para deixar o jogo em uma altura adequada
1-    Palito de churrasco mediano
1-    Circulo pequeno

Materiais:
·         Uma caixa
·         Papel EVA
·         Papel Cartão em cores diversas
·         Cola de isopor e tesoura
·         Palito
·         Suporte pequeno e quadrado(OPCIONAL)
Montando o Relógio:
·         Se pega o e com papel cartão em forma de relógio
·         Para fazer os ponteiros do relógio se fixarem no tabuleiro, basta pegar uma das setas, colocar entre elas o circulo, e por ultimo colocar a ultima seta e enfiar o palito de churrasco.
·         A medida que mexe o palito os ponteiros se locomovem em direção ao numero escolhido.
Como se joga:
Depois do relógio montado, fazem-se as seguintes perguntas para o paciente:
- Qual a função do relógio?
- Você já teve ou tem um relógio da vida?
- Vamos criar um agora?
- Qual idade você gostaria de escolher?
- Porque escolheu essa idade?
- Quais suas principais lembranças dessa idade?
- O que você mais gostava de realizar nessa faixa etária?

Publico Alvo: Idosos

Objetivos:
-  Estimular  a memória
-  Desenvolver  o diálogo entre os participantes  e o facilitador
- Refletir sobre as experiências passadas
- Aumentar a auto- estima
- Valorizar o passado e o presente

Observações

1-Os números do relógio funcionaram como os anos da vida do paciente, e ele pode girar o palito para marcá-los ou manusear com os dedos.
 2-Pode se fazer mais perguntas de acordo com os dados apontados pelo cliente durante o dialogo.
3-Se o sujeito não se sentir a vontade em relatar sua vida, deve-se respeitá-lo;
4-Jogo feito a partir de pensamentos próprios
5- A dinâmica para formar  os anos pode ser diversificada, mas que envolva infância, adolescência, idade adulta e velhice.


Acadêmica do 2º ano de Terapia Ocupacional da UEPA,
Abigail Alexsandra Ribeiro Farias







Um comentário:

  1. Abigail,aluna do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA, nos enviou esta idéia de jogo para estimular o cognitivo dos idosos nas nossas aulas práticas.Parabéns, continue criando.

    ResponderExcluir