Encontrei esta informação Publicada por Fernando Nascimento em 25, jan , 2013 em Destaque, Envelhecimento, Idoso. Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=10834#ixzz2J4YqYfE7
Acho importante reforçar uma informação que tem ajudado na melhoria da qualidade de vida de idosos, eu reafirmo esta informação.
Sandra Almeida
Manter uma boa alimentação, praticar
atividade física e cultivar amizades são recomendações médicas
fundamentais para a saúde na terceira idade. Junta-se a isso a
necessidade de exercitar o cérebro e teremos a razão pela qual a
geração senior tem estado cada vez mais presente na
internet e especialmente nas mídias sociais. Além de estimular encontros
e reencontros, o uso das redes instiga anovas descobertas: muitos
idosos estão aprendendo agora a usar um computador.
Nascidos no século em que poucos tinham
acesso ao telefone, é até difícil para a terceira idade imaginar o quase
inesgotável número de opções disponíveis no mundo virtual. Aliás,
entender o “virtual” já é bastante complicado. Entretanto, o desejo de
resgatar amizades antigas e tornar próximo um ente querido que mora
longe – características típicas das mídias sociais – tem despertado a
curiosidade e fomentado o interesse por “novos universos”.
No Brasil, segundo Javier Olivan,
vice-presidente de crescimento do Facebook, há mais de 61 milhões de
usuários conectados, dos quais mais de 30 milhões aderiram a rede no
último ano. Segundo pesquisas recentes, deste número, 26% têm mais de 55
anos. É um filão considerável que deve ser olhado com bastante atenção
por empresas de todos os tamanhos e de diferentes segmentos.
A Apple americana, por exemplo,
percebendo o crescente interesse dessa fatia do mercado, oferece aulas
particulares em suas lojas, ensinando desde como ligar o iPhone ou iPad
até como fazer filmes e navegar pelos milhares de aplicativos
disponíveis. Para entender o motivo dessa iniciativa, basta dizer que o
Facebook está presente, hoje, no mundo inteiro, em 70 idiomas e que 60%
do acesso é feito por celulares e smartphones.
Agências de viagens e academias são
outros bons exemplos. Com o crescente aumento no número de idosos que
viajam em grupo e fazem atividade física, empresas têm conseguido fazer
um bom trabalho nas mídias sociais divulgando e produzindo conteúdo
focado nas necessidades e interesses da terceira idade.
Ávidos por absorver o novo século, vovôs
e vovós tem provado que as mídias sociais, mais do que um modismo, são
uma ferramenta de informação, diversão e, sobretudo, de integração, e
que tem proporcionado uma grande mudança no comportamento de jovens
e idosos e, especialmente em relação à terceira idade, tem auxiliado a
afastar dois grandes monstros: a depressão e a solidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário