terça-feira, 19 de junho de 2012

Relato de Experiência com atividades intermediadas por computador

  Conseguir que os pacientes na faixa etária de 60 a 90 anos desenvolvam  atividades no computador, não é uma tarefa tão fácil, nos dias atuais o computador é uma ferramenta de trabalho, o que não era comum há 50 anos atrás, época em que as pessoas que hoje estão na faixa etária referida faziam parte da população  economicamente ativa. 
  O uso do instrumento para escrita de documentos, na época era a máquina de escrever, instrumento semelhante ao computador, porem totalmente manual. Um ponto fundamental para aceitação de atividades mediadas por computador, é ter uma ligação anterior com a escrita seja pelo próprio computador, pela máquina de escrever, entre outros meios instrumentais em que a máquina tenha sido a mediadora da escrita.      
   Os idosos que no passado tiveram uma interação com a máquina de datilografia, apresentam uma maior aceitação em realizar atividades mediadas por computador, apresentam facilidade em digitar, poucos erros de digitação, e em muitos momentos mantem um dialogo sobre episódios de trabalhos, relatam histórias do tempo em que faziam parte do mercado de trabalho, percebe-se que a auto-estima melhora, e se  comportam  como se a atividade fizesse parte de um novo trabalho.
   Pasqualotti (2000) refere que  as atividades para idosos, mediada por computador trazem muitos benefícios, é uma forma de estimular o raciocínio, a percepção, atenção e concentração, itens de fundamental importância no processo de memorização.
                      
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário