Conseguir que os pacientes na faixa etária de 60 a 90
anos desenvolvam atividades no
computador, não é uma tarefa tão fácil, nos dias atuais o computador é uma
ferramenta de trabalho, o que não era comum há 50 anos atrás, época em que as
pessoas que hoje estão na faixa etária referida faziam parte da população economicamente ativa.
O uso do instrumento para escrita de documentos, na época
era a máquina de escrever, instrumento semelhante ao computador, porem
totalmente manual. Um ponto fundamental para aceitação de atividades mediadas por computador, é ter
uma ligação anterior com a escrita seja pelo próprio computador, pela máquina
de escrever, entre outros meios instrumentais em que a máquina tenha sido a
mediadora da escrita.
Os idosos que no passado tiveram uma interação com a máquina de datilografia, apresentam uma maior aceitação em realizar atividades mediadas por computador, apresentam facilidade em digitar, poucos erros de digitação, e em muitos momentos mantem um dialogo sobre episódios de trabalhos, relatam histórias do tempo em que faziam parte do mercado de trabalho, percebe-se que a auto-estima melhora, e se comportam como se a atividade fizesse parte de um novo trabalho.
Pasqualotti (2000) refere que as atividades para idosos, mediada por computador trazem muitos benefícios, é uma forma de estimular o raciocínio, a percepção, atenção e concentração, itens de fundamental importância no processo de memorização.
Os idosos que no passado tiveram uma interação com a máquina de datilografia, apresentam uma maior aceitação em realizar atividades mediadas por computador, apresentam facilidade em digitar, poucos erros de digitação, e em muitos momentos mantem um dialogo sobre episódios de trabalhos, relatam histórias do tempo em que faziam parte do mercado de trabalho, percebe-se que a auto-estima melhora, e se comportam como se a atividade fizesse parte de um novo trabalho.
Pasqualotti (2000) refere que as atividades para idosos, mediada por computador trazem muitos benefícios, é uma forma de estimular o raciocínio, a percepção, atenção e concentração, itens de fundamental importância no processo de memorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário